Opinião

Lombadas da Faixa Velha de Camobi aplicam de duas a três multas por dia

Deni Zolin

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Apesar de haver uma imagem, entre os motoristas, de que os controladores de velocidade são caça-níqueis do governo, o número de multas aplicadas pelas quatro lombadas eletrônicas na Faixa Velha de Camobi não são altos.

Procon de Santa Maria atende em novo horário

A coluna pediu ao Daer um levantamento das autuações feitas pelos equipamentos na ERS-509, e constatou que são, em média, de duas a três multas por dia. Ao longo de todo 2016, foram 1.219 autuações, o que dá média de 3,3 multas por dia. Possivelmente, só é multado quem está desatento ou que passa pela primeira vez pelo local, distraído, não vê as lombadas. Nesse aspecto, elas até cumprem seu papel de reduzir a velocidade e os acidentes, principalmente, envolvendo atropelamentos de pedestres.

De acordo com o Daer, ocorreu queda dos números em 2017 por conta do término de contrato, em que os equipamentos operaram apenas entre janeiro e julho de 2017. Após a conclusão de licitação e nova contratação, voltaram a operar em março de 2018. No ano passado, a média foi de 2 multas por dia.

Colheita será de queda para o arroz e boa para a soja

Segundo o Daer, o número de veículos fiscalizados, que fica na casa de 12 milhões por ano (veja abaixo), refere-se à soma do total de veículos que passaram nas quatro lombadas da Faixa Velha. Ou seja, se dividir por quatro, o resultado seria que cerca de 3 milhões de veículos passam pela rodovia por ano, ou pouco mais de 8 mil por dia. Porém, os números do fluxo podem ser maiores, já que parte dos veículos pode passar por só uma lombada naquele dia.  

Dados das quatro lombadas da ERS-509:


201620172018
Veículos fiscalizados12.135.8385.715.78812.440.981
Multas1.219401821

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reforma da Previdência será enviada ao Congresso na quarta Anterior

Reforma da Previdência será enviada ao Congresso na quarta

Colheita será de queda para o arroz e boa para a soja Próximo

Colheita será de queda para o arroz e boa para a soja

Economia